sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quase Viradão lúdico de Sexta

Ontem compareceram ao meu humilde COVIL os Crises, Shamou (que estava sumido daqui) e o Moreto (que já ocupou o quarto que era do Fel - ;-P ).

COmeçamos a noite com o CATAN com a expansão para seis jogadores. Acredito que todos já conheçam este clássico jogo de tabuleiro contemporâneo, por isso não preciso tecer maiores comentários. Entretanto, a primeira a coisa que merece destaque é o fato do jogo trazido pelo Moreto ser o da KOSMOS. Sem sacanagem, faz diferença. A edição america da Mayfair é excelente, mas a da Kosmos é sensacional. O acabamento do tabuleiro é ainda melhor, mas o que salta ao olhos são as peças, que não são de madeira, mas miniaturas de plástico finamente esculpidas. Nem o mestre conseguiria achar um defeito. A segunda é com relação à jogabilidade para seis pessoas. A adaptação ficou muito boa e acabou com o que seria a morosidade de ter de esperar cinco pessoas para vc poder jogar. Nesta expansão, vc pode construir, também, no final de cada rodada dos outros jogadores. Muito bom.

Quanto à partida, não sei porque cargas d'água, o Shamou foi escolhido pra Cristo pelos Crises. Sempre que algum deles tirava um sete ou uma carta de cavaleiro, jogava o ladrão para uma das áreas do Shamou. A Cecy e o Moreto vieram comendo pelas beiradas e chegaram a 9 pontos tranquilos. A partida permaneceu tensa por mais 3 rodadas, com a Cecy tentando ganhar o 10º ponto numa carta de desenvolvimento, até que o Moreto conseguiu transfomar uma aldeia em cidade e levar o 10º ponto e a vitória. A Cecy ficou em segundo com 9, eu em terceiro com 8, os Crises empatados com 7 e o Shamou na lanterna com 5.

Depois jogamos o PINGUIM PARTY (ou PINGU-PARTY) do Shamou. É um cardgame muito interessante do Knizia, lançado pela AMIGO. O objetivo do jogo é fazer uma pirâmide coletiva com as cartas. Quem colocar todas as cartas da mão ganha a rodada. Aquele que micar com cartas, recebe pontos negativos. Não é tão fácil quanto parece. São cinco cores diferentes de pinguins e na base tem o limite de oito pinguins. Você apenas pode colocar no andar superior o pinguim de um das cores que estiver logo abaixo. É um jogo que permite ótimas cubreadas. Se vc tapar, logo de cara, a subida de uma cor, todos que tiverem estas cartas na mão ganharão pontos negativos. Foram duas partidas. Na primeira, a Cris e eu ganhamos com nenhum ponto negativo; depois vieram o Chris (1), o Moreto (4) e o Shamou (6). Na segunda rodada a Cecy participou e a parada ficou mais complicada. A vitória foi do Moreto com 3 pontos negativos, seguido por mim (3), Cris e Cecy (5) e, na lanterna, o Chris e Shamou, ambos com 7 pontos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário