sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia de Treinamento

Ontem foi dia puxado no COVIL DO ZOMBIE. Foram três learning sessions ao todo: TOLEDO, GIANTS e RUSH N' CRUSH.

Moreto e Groo foram os primeiros a chegar e, para não perdermos tempo, começamos com o TOLEDO do Moreto.



Gostei bastante. Jogo euro leve. O jogo se passa em Toledo e, durante o percurso da Catedral ao Castelo, os jogadores têm de adquirir barras de metal e pedras preciosas para a confecção de espadas. Quanto mais barras de metal e pedras preciosas vc utilizar, mais pontos de vitória valerá sua espada. Outra forma de se obter pontos de vitória é com a aquisição de obras de arte. O jogo termina quando um dos jogadores levar três de seus peões para o castelo. As espadas levadas são contadas integralmente, enquanto aquelas que micaram na sua mão contam metade dos pontos. A movimentação no tabuleiro e a realização de diversas ações são feitas por meio de cartas. Bem resumidamente é isso.

Comecei a partida fazendo uma espada de 7 pontos e correndo para entregá-la no Castelo. Minha estratégia inicial era fazer espadas de poucos pontos para levar logo três peões ao Castelo e forçar o término do jogo, até que o Moreto conseguiu fazer uma espada de 12 pontos. Mudei de estratégia e comecei a juntar metal e pedras preciosas para fazer espadas mais valiosas. Groo foi mais rápido e conseguiu fazer a única espada de 15 pontos do jogo e comprou uma obra de arte. Aí ele passou a correr em direção ao Castelo com seus outros dois peões. A única coisa que consegui fazer foi comprar uma obra de arte. Groo ganhou com 16 pontos, fiquei em segundo com 9 e Moreto na lanterna com 6.

Groo colocou o GIANTS em mesa e continuamos com a trinca enquanto o resto da galera ia chegando. O visual do jogo é belíssimo, tanto o tabuleiro quanto os componentes.



Esse, por ser mais complexo, foi mais demorado. Nós somos habitantes de uma ilha (que se parece bastante com a Ilha de Páscoa) e temos de construir moais (como os da Ilha de Páscoa). Os moais são de tamanhos diferentes: pequeno (um ponto), médio (dois pontos) e grande (três pontos). Quanto maior o moai, mais trabalhadores vc precisa para carregá-lo ao longo da ilha, sendo que vc pode usar os trabalhadores dos outros jogadores também (neste caso ele ganha ponto de vitória para cada trabalhador utilizado). Cada jogador tem o chefe da tribo, com três pontos de força, e um xamã, que pode desmatar a floresta (cada tronco utilizado aumenta em um ponto a força do trabalhador), aumentar o número de trabalhadores, pegar escudos (que servem para uma porrada de coisa ao longo do jogo) ou criar uma espécie de chapéu de barro para os moais. O jogo termina quando o primeiro jogador levantar sete moais em pedestais diferentes. A grande sacada do jogo: quanto mais longe vc leva o moai ou o seu chapéu, mais pontos de vitória vc ganha.

Tentei, de novo, a estratégia de contruir rápido nos locais mais próximos da pedreira para forçar um jogo de poucos pontos. Mais uma vez essa não emplacou. Moreto e Groo conseguiram levar seus moais para o outro lado da ilha, o que me forçou a ter de mudar meus planos e começar a atravessar a ilha também. Moreto e Groo conseguiram, inclusive, fazer os chapéus de barro para seus moais. Groo e eu conseguimos levantar as sete estátuas. Moreto levantou seis, mas isso não o impediu de ganhar a partida com 110 pontos. Groo ficou em segundo com 101 pontos e fiquei em último com 85.

A partida de GIANTS foi meio demorada, o que deu tempo pro resto da galera chegar.

Rolou uma dança das cadeiras e estávamos prontos (Cléo, Luciano, Fel, Chris, Moreto e eu) para uma partida de RUSH N' CRUSH.



Coube ao Fel, como dono do jogo, explicar as regras para a galera. Porém, ele mesmo ainda não havia jogado e não conhecia todos os detalhes da partida. Conclusão: uma learning session digna de Viktor Zavandor. Todos estávamos empolgados para começar logo uma partida de um jogo de corrida de destruição, onde todos os carros possuem armas para detonar os adversários. Mas, conforme os minutos se arrastavam com a explicação de regras, a empolgação ia diminuindo. Após quase uma hora de explicação, metade dos jogadores perdera o ânimo.

Por conta disso, o pessoal ficou meio suicida, forçando o motor do carro desde a largada. Os times foram: Fel e Cléo; Luciano e Moreto; eu e Chris. Fel, Moreto e eu ficamos na liderança desde o começo, nos alternando no primeiro lugar, enquanto Chris, Luciano e Cleo ficaram se comendo de porrada mais atrás. O primeiro carro a rodar foi o da Cléo, destruído pelo Chris com uma trombada e uma rajada de metralhadora. O Luciano rodou em seguida, porrando numa parede com velocidade 18. Nessa hora a Cleo voltou ao jogo assumindo o carro do Fel, que teve de se retirar (duty calls), e detonou o carro do Moreto. Aproveitei a oportunidade e dei uma mega porradão na traseira do carro da Cleo. Chris e eu ganhamos por W.O.

Apesar da partida ter se arrastado um pouco (o que fez com que a maioria não gostasse do RUSH N' CRUSH), gostei do jogo. Achei interessante a variedade de armas e as diversas implicações que as aceleradas e freiadas causam ao carro. Acho que o Chris tb gostou. Pretendo ler as regras e jogar de novo para formar , a minha opinião.

Enquanto isso, Cecy e Cris jogavam BLOKUS na varanda.



O jogo terminou com uma vitória apertada da Cecy sobre a Cris.

Depois de tantos jogos demorados, escolhemos um bem rápido para ser o último da noite (madrugada, na verdade). O escolhido foi o CASH'N GUNS Baiano Edition. Após uma explicação rápida (não mais do q 5 minutos), a sacanagem começou.



Na primeira partida, a galera ainda estava pegando o jeito da coisa e ninguém morreu. A partida acabou empatada entre Moreto, Cris e Cecy, todos com US$ 100.000,00. Pelo critério de desempate (menos contadores de covardia e menos ferimento), Moreto foi o vencedor. Fiquei depois com US$ 70.000,00 e Chris na lanterna com R$ 40.000,00. Na segunda partida, Chris e eu morremos, eu no meio e ele no final da partida. A Cris ganhou com US$ 195.000,00 (!!!), Moreto ficou em segundo com US$ 80.000,00 e a Cecy em terceiro com US$ 45.000,00.

2 comentários:

  1. boas partidas... eu acho o Toledo um grande jogo embora seja "leve" demais para os padrões do autor... Mas vale...

    O Rush eu gostei muito e o Giants tb achei bem legal as duas partidas que eu joguei...

    Blokus é foda e o Cash é divertido... =)

    Abraços...

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  2. Todas as jogas foram iradas.

    O GIANTS me agradou bastante, mas é demorado para o meu gosto.

    O único problema que tivemos com o RUSH foi que a galera ficou muito ansiosa durante a explicação das regras e nem prestou atenção direito. Na hora de jogar, alguns nem sabiam o que ou como fazer e tivemos de explicar tudo de novo. Uma parte do pessoal perdeu o tesão. Apenas o Chris e eu continuávamos no pique. O resto da galera ou se matou ou se deixou matar... Espero jogar de novo.

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