terça-feira, 8 de março de 2011

Bloco do Eu Sozinho

Depois de bancar o folião ontem no Bloco do Sargento Pimenta, resolvi ficar em casa hoje para dar uma desacelerada. Aproveitei a tarde para colocar em mesas alguns de meus jogos que têm modo solo. Os escolhidos de hoje foram: Conquest of Planet Earth, Resident Evil Deck Building Game e Space Hulk: Death Angel.

Os escolhidos da tarde

Comecei com o Conquest of Planet Earth porque ainda não conhecia a mecânica solo. Muito interessante. Você joga com um ou mais grupos de aliens e enfrenta o tabuleiro, que começa com grupos de resistência espalhados. Os humanos ficam bem mais difícil, desenvolvendo armas especiais no decorrer da partida, chamando reforços a cada duas rodadas (pelo menos) e com tracking de 10 rodadas, após a qual os terráqueos criam uma mega-hiper-arma que destrói todos os discos voadores.

A invasão em estágio avançado

É claro que a experiência não é a mesma de se jogar acompanhado (a menos que você tenha algum grau de esquizofrenia ou dupla personalidade), mas a jogabilidade é muito interessante e continua muito divertido. Consegui vencer na quinta rodada. Fiquei todo confiante e joguei de novo com o grau de dificuldade maior. Desta vez o tabuleiro me bateu. E doeu.

Depois foi a vez do Resident Evil Deck Building Game (já espero ansioso pelo lançamento da expansão e pela chegada das cartas promocionais que comprei no site do BGG). Joguei a primeira partida no modo standard. Sem grandes emoções (monótono, às vezes). Quase como jogar o bom e velho "paciência", mas com um baralho de cartas bem mais caro. Como não há pressão, você leva o tempo que quiser e acaba se acomodando. Depois de morrer uma vez e quase 45 minutos de jogo, consegui matar o chefão Uroboros e terminei com 31 condecorações.

Jill Valentine se prepara pra entrar em ação

Procurei na internet por alguma variante e achei uma interessante, na qual você é obrigado a explorar a mansão (ou seja, lutar contra os mortos-vivos) a cada rodada. Fica beeem mais legal. E difícil também. Você começa tomando piaba de tudo que é lugar a toda hora e tem de correr atrás do prejuízo, se armar e partir pra cima. Infelizmente não consegui fazer essa última parte e fui derrotado pelo jogo. De agora em diante, modo solo do Resident Evil Deck Building Game, só assim, sem marasmo ou tempo de descanso.

Finalizei a tarde com uma partida de Space Hulk: Death Angel. Como já jogara antes no modo solo, estava acostumado com a mecânica e a partida foi bem rápida. Como sempre, começa tranqüilo, apenas administrando e matando uns poucos gene stealers que aparecem. No final é que o caldo engrossa. Consegui detonar ativar o código de detonação com o último dos meus space marines.

4 comentários:

  1. Eu já tentei jogar de tudo quanto é jogo solo... foram poucos os que consegui terminar. :/

    ResponderExcluir
  2. Dos 3 que joguei hoje, o único que valeu mesmo a pena foi o Conquest. Sempre que começo a jogar um tabuleiro sozinho, sempre me pergunto: "por que não videogame?"

    ResponderExcluir
  3. Desisti de jogo solo depois do Agricola. Também acho que seja uma mídia diferente do videogame. Acho que quando eu tiver um espaço dedicado, deixaria um wargame montado pra ir jogando aos poucos.

    ResponderExcluir
  4. Porra, Agrícola? Eu quase desisti de jogos de tabuleiro em geral depois de Agrícola! :-)

    Mas vc tocou numa questão interessante: encontra-se em maior quantidade wargames solos do que jogos de tabuleiro. Não sei o porquê.

    ResponderExcluir