domingo, 29 de novembro de 2009

Castelo das Peças de Novembro

Depois de pular duas edições, consegui ir de novo ao Castelo das Peças. Reforçando nosso querido Shamou na organização do evento está o nosso amigo polivalente Fel (motivo pelo qual ele teve de sair cedo do COVIL de sexta, uma vez que tinha que chegar cedo ao SESC de Copacabana para ajudar a pôr ordem na casa).

Desta vez o evento teve de ser um pouco mais compacto, pois o pessoal do SESC dividiu o 5° andar (tradicionalmente usado com exclusividade para nosso evento lúdico) para a realização de um evento careta deles (disseram-me que rolou até uma prova. Coitado dos caras. Com a algazarra usual, duvido que tenham se concentrado).

Mesmo com espaço reduzido, ainda foi o suficiente para acolher a todos os jogadores e, ainda, ao grupo do MARTELO DE GUERRA.

A casa, nesta edição, não estava realmente lotada. Não sei declinar o motivo. Tinha pouca gente nova, mas os de sempre estavam presentes. A galera chegou, em sua grande maioria, na parte da manhã e uns poucos gatos pingados chegaram de tarde.

Tinha até um casal, acompanhado com seus dois filhos pequenos, com quem tive o prazer de dividir uma mesa divertida de THE ADVENTURERS. Pelo que percebi, os pais são entusiastas das atividades lúdicas e cuidam de apresentar ao filhos o que há de melhor em termo de jogos de tabuleiro (não aquelas porcarias da Estrela e da Grow de minha infância).

O pessoal contribuiu legal e quantidade de jogos era grande e bem variados.

Lembro-me de ter visto partidas de CROKINOLE, SHIPYARD, DUNGEONLORD (versão tabuleiro do conhecido game de PC), FURY OF THE DRACULA, LOOT, MARTINI, THE ADVENTURERS, LOOPIN'LOUIE, BATTLESTAR GALLACTICA (esta foi organizada pelo Warny. A mesa tava cheia. Rolou uma learning session antes do almoço e a galera jogou quando do regresso), CARCASSONE, STAR WARS MINIATURES, ICE FLOW, CARSON CITY e outros que não conheço. Acho que os destaques da edição foram DUNGEONLORD e THE ADVENTURERS, que viam mesa à toda hora. Os fillers de sempre quase não viram mesa, comexceção de LOOT e MARTINI. O pessoal ficou mais nos tabuleiros mesmo, em partidas grandes.

Quando cheguei, o Flávio me chamou para participar de uma mesa de THE ADVENTURERS que ele estava abrindo para um casal acompanhado de seus dois filhos pequenos. Eu já tava na pilha de jogá-lo há muito, desde o post que o Cacá fez no blog dele. O jogo é muito divertido (em alguns momentos se torna tenso, com as paredes se fechando e a porcaria da bola de pedra que não para de correr pra te esmagar e cuja velocidade só faz aumentar ao longo do jogo), rápido e a parte visual é o grande destaque, com peças de plástico finamente esculpidas. A partida foi boa mas, como havia menores, evitei as cubreadas de sempre. Tentei cortar caminho pela sala da lava, mas esqueci qual era o último glipho e acabei torrado, o que custou todo o meu tesouro e me levou a ter de passar pelo rio e enfrentar a cachoeira para pegar algum na saída. Terminei em segundo com 16 pontos. Um dos garotos estava na liderença, mas bancou o morcego guloso e acabou sendo esmagado pela pedra.

Depois, parti para o CROKINOLE, que ainda não conhecia. O Cacá interrompeu sua joga de CARSON CITY para me explicar as regras. Trata-se de um jogo de destreza no estilo peteleco. Achei bom. Vale pelas cubreadas e pelo prazer de tirar as peças dos adversários do tabuleiro. Minha falta de habilidade e minha mira torta me renderam alguns lance bisonhos. Joguei duas partidas de 50 pontos em duplas. A primeira partida joguei com o Fel (que havia acabado a sua partida de DUNGEONLORD) contra a Roberta e o Ben, amigos do Lucas, que nos derrotaram. A segunda joguei com o Lucas (o Fel foi jogar outra parada) e, desta vez, derrotamos o Ben e a Roberta de virada. O jogo estava 45 a 5 contra nós. Conseguimos marcar os 50 pontos na última rodada e tirar todas as peças deles do tabuleiro. Foi bem legal.

Como estávamos no embalo, cuidei de apresentar o LOOPIN'LOUIE. Houve uma reação negativa no começo (o que não é incomum), mas, depois que o jogo começou a rolar, os três se amarraram (o que é comum) e jogamos uma sequência de 6 partidas. Não sei quem ganhou quantas. Meu objetivo era detonar o Lucas. heheheh.

Partimos depois para um LOOT básico, enquanto as mesas de tabuleiro estavam por acabar. O Ben e a Roberta tb não conheciam e gostaram, principalmente o Ben, que acabou ganhando com 22 pontos. Eu fiquei em segundo com 21.

Findo o LOOT, abriram uma nova mesa de THE ADVENTURERS para seis jogadores, dentre os quais estavam Cacá, Fel e Flávio. Ou seja, a partida prometia. Como só havia adulto na mesa, a partida ficou muito mais engraçadas com as cubreadas não pararam por um segundo sequer. E a maldita bola gigante de pedra estava sempre na nossa cola, tanto que esmagou dois jogadores e lacrou um terceiro dentro da tumba. Cacá e eu terminamos empatados em segundo com 10 pontos cada um. Pretendo jogar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário