segunda-feira, 5 de julho de 2010

RPGCON 2010 - estivemos lá!

Neste final de semana (dias 03 e 04 de julho) aconteceu em São Paulo a RPGCON, evento que sucedeu o EIRPG.


Fui devidamente acompanhado pela minha digníssima esposa e mais alguns amigos das sessões de jogas do Rio: Victor Zavandor, Fel Barros, Warny, Chris Santos e Cris Neves. Todos pegamos carona na Caravana Surreal do amigo Chris Santos. Encontrei, ainda, com o Luciano Giehl, pronto para mestrar uma de suas famosas mesas de Call of Cthulhu.

O evento, que começou no ano passado é muito legal e, como o nome indica, gira em torno de RPG, com várias mesas rolando ao mesmo tempo, mas não apenas só: rolam campeonatos de cardgames, mesas de jogos (com presença forte da Ludus Luderia), disputas de D&D Miniatures, mercado de pulgas, palestras, oficinas, wokshops, cosplay, feira medieval e venda de fantasias e aparatos, stands de lojas e editoras (com dois destaques neste ano: o livro "A Batalha do Apocalipse", com a presença do autor Eduardo Spohr distribuindo autógrafos e o lançamento da nova edição do RPG Tormenta) e feira de RPG independente. Rolou até playtest para um cardgame de horror, chamado "Massacre", com os criadores tirando fotos de voluntários para a figuração de heróis, vilões e monstros, bem no estilo de Last Night on Earth. Não tive a oportunidade de jogar (a fila de espera estava grande), mas me pareceu legal. A RPGCON deste ano estava menos cheia que a do ano passado, mas ainda assim foi muito bom.

Tirei grande parte de sábado para fazer turismo por São Paulo, indo passear no Bairro da Liberdade e conhecer o Mercado Municipal.

No final da tarde, Chris e eu fomos pro evento, onde encontramos o resto da galera, que já ocupava lugar nas mesas de jogos.

Tive a oportunidade de estreiar meus Zombie Dice e Cthulhu Dice com o pessoal (Fel, Chris e Salvador), com destaques para o que Fel e o Chris. O Fel, em uma das partidas de Zombie Dice, conseguiu rodar no primeiro lance de dados de seu turno com três tirambaços.


Chris venceu outra partida coletando sete cérebros num total de 13 dados.


Até agora o recorde permanece com ele.

Finalizei meu dia com duas partidas de David & Goliath.

Dediquei o domingo inteiramente ao evento, chegando lá às 10hs e saindo apenas às 18:30hs, quando o pessoal da RPGCON já estava colocando as cadeiras em cima das mesas.

Chris e Salvador tomaram assento para uma joga de Crokinole.


Nesse ínterim, juntei-me com Fel, Luiz Fernando e Giuseppe para uma partida de Dominion.


Fazia muito tempo que não jogava e fiquei feliz em saber que ainda sei alguma coisa. Como o Fel estava na mesa, a disputa foi pelo segundo lugar. Vitória do Fel com 30 pontos comigo em segundo com 27 pontos.

Pra dar uma quebrada, fizemos uma sessão de palhas com os jogos que levei. Intercalamos partidas de Zombie Dice e de Cthulhu Dice, assim que o Salvador se juntou a nós.







Quando Salvador resolveu dar uma volta, o Dominion voltou à mesa. O Fel, de novo, terminou em primeiro, com 51 pontos. Continuei em segundo, mas um pouco mais afastado, com 38 pontos.

Resolvi dar um rolé pelo resto do evento para ver o que estava acontecendo de interessante, enquanto Fel, Warny, Victor e Giuseppe continuaram com o Dominion.


Encontrei com Chris para jogar uma mesa de GURPS: Hellboy que ele montara para mestrar. Parabéns ao Chris no preparo para a aventura: forneceu dados, fichas prontas e uma cópia de GURPS LITE para todos os jogadores, além de ter levado um mapa da aventura em seu netbook.


Fazia muito tempo mesmo desde minha última sessão de GURPS (acho que eram mais de 7 anos) e valeu para matar o saudosismo. A aventura foi bem dinâmica e empolgante, mesclando os PCs com personagens-chave do universo Hellboy.

Nesse meio tempo, a Cris e o Salvador conduziram uma mesa de Zombie Dice.


Foram dois dias de RPGCON, mas sempre fica a sensação de quero mais.

Levei para casa um pequeno souvenir: um mapa de Ankh-Morpork (do universo de Discworld, criado por Terry Pratchett) para colocar na parede da sala. Isto é, se a Cecy deixar.


As fotos do evento estão na barra lateral.

6 comentários:

  1. Realmente a viagem foi excelente, além horas de qualidades com os meus amigos gostei muito do recpeção que as pessoas tiveram do Zombie dice, Cthulhu dice e da minha modesta aeventura de Gurps Hellboy.

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse mapa de Ankh-Morpork é demais, onde vc conseguiu?

    Sou fã dos livros do Terry Pratchett e adoro o jogo do PS1 Discworld, genial.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Chris!

    A viagem, como sempre, foi irada. COmo vc bem disse, não apenas pelo evento, mas tb pelas pessoas que nos acompanharam nesta aventura.

    A receptividade da linha "Dice" de SJG realmente me surpreendou. Ainda mais pq pensei que o pessoal gostaria mais do Cthulhu Dice do que do Zombie Dice, mas rolou o oposto. E o mais maneiro: nem o pessoal da Ludus Luderia conhecia. Uma penca de gente filmou as sessões que rolaram lá. POnto pra SJG (apesar da embalagem porca do Cthulhu Dice).

    QUanto ao GURPS: Hellboy, paira uma pergunta no ar: quando rola outra?

    Abrax

    ---------- X X X ------- X X X ---------

    Salve Jesse!

    Cara, pra conseguir comprar esse mapa tive que gastar todo meu conhecimento de Pratchett e meu carisma. Mas valeu a pena, pq o mapa é irado. Coisa pra fã nenhum botar defeito.

    Posso te passar o contato de quem fez:
    http://irmasdacolina.blogspot.com

    Abrax

    ResponderExcluir
  4. Valeuuu!! vou entrar em contato com eles.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Avisa se tiver sucesso.

    E se prepara pra gastar teu latim.

    Abrax

    ResponderExcluir
  6. Eu também adorei. A presença de vocês é o que faz a Caravana ser Surreal!!
    Quanto ao mapa, acho que a Cecy vai deixar colocar na sala sim, é só deixar um espaço no guarda-roupa para o tanto de blusa da Hello Kit que ela comprou :D :D

    Bj´s

    ResponderExcluir