domingo, 3 de abril de 2011

OPINIÃO: Mudança de Paradigma no Segmento "Ameritrash"

Quando entrei para o mundo dos tabuleiros importados, nos idos de 2008, desde já a veia de ameritrasher mostrou a que veio.

Tentei, mesmo, por diversas vezes curtir masturbações mentais na hora de escolher se seria melhor plantar legumes ou verduras. Procurei diversão em gastar horas para solucionar se seria melhor criar gado ou javali duas rodadas depois. Mas não deu. Definitivamente não é pra mim. Ainda bem ;-).

Enfim, na aurora de minha iniciação lúdica, havia um nome realmente marcante para a minha predileção e que reinava supremo: a TWILIGHT CREATIONS, com seu carro-chefe Zombies!!! (que atualmente está na segunda edição e possui nove expansões).


Jogos de terror, cartas de efeito “Pokémon” e, muitos, muitos rolamentos de dados. Um verdadeiro caos, muitas cubreadas (apesar de só vir a conhecer esta expressão tempos depois, ela já rolava) e gargalhadas insanas.

Conforme o tempo foi passando, fui apurando o meu critério (sim, caros eurogamers, ameritrashers também possuem senso crítico) e descobri que meu ídolo tinha pés-de-barro: a regras contidas no manual eram dúbias e, por vezes, contraditórias; mecânicas quebradas; as FAQs eram maiores do que os próprios manuais; componentes de baixa qualidade; partidas que poderiam durar ad eternum por não se atingir o gatilho de final de jogo (eu mesmo já passei por várias situações nas quais as partidas duraram mais de duas horas e terminamos de comum acordo pois já perdera o fator diversão); etc.

Foi neste momento que descobri a novata FLYING FROG com seu então único título, o Last Night on Earth.


Chamou a atenção, desde logo, pela alta qualidade dos componentes (miniaturas, tabuleiros e cartas), pela jogabilidade mais redonda, um ótimo manual de regras, material gratuito disponível no site e, claro, muitos rolamentos de dados. De longe LNOE é melhor jogo de zumbis que já joguei.

A FLYING FROG não parou por aí. Lançou A Touch of Evil (uma redução do Arkham Horror), o Invasion from Outer Space (que usa a mesma mecânica do LNOE) e o Conquest of Planet Earth (onde jogamos com alienígenas que invadem a Terra). E vem uma big box a caminho: Fortune and Glory (jogo de caçadores de tesouros ambientado na década de 1930).

O valor da TWILIGHT CREATIONS no segmento ameritrash é inegável, mas, aparentemente, ela se recusa a aprender com os próprios erros. Neste meio tempo, a FLYING FROG continua a crescer, apresentando uma quantidade cada vez maior de títulos de alta qualidade.

2 comentários:

  1. Grande Zombie.. gostei da mudança de visual...

    Eu particularmente ainda acho que a Fantasy Flight é "A" empresa de ameritrashes, mas a Flying Frog está vindo com tudo também...

    Acho que o grande problema da Twilight é que eles não devem testar os jogos, e se fazem deve ser com preguiça, doidos para lançar logo a parada...

    Enfim... Abraços e precisamos jogar o HeroScape de novo porra!

    ResponderExcluir
  2. Grande Cacá,

    obrigado pela contribuição.

    Realmente, a FFG ainda é a grande empresa de ameritrashes. E concordo com vc sobre o problema apontado da Twilight. Tb acho que eles não testam todos os produtos antes de lançar no mercado.

    Fico feliz que vc tenha gostado do visual novo. Qualquer dica, sou todo ouvidos.

    Por fim tb acho que temos de jogar o Heroscape de novo. Alguma sugestão de quando e onde? Será que rola de jogar na Torre?

    Abrax,
    Zombie

    ResponderExcluir