terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dia de Finados Lúdico

Dia de Finados e Covil do Zombie, tudo a ver. Tendo essa premissa em mente, chamei uns amigos para umas jogas aqui em casa na segunda. Vieram duas pratas da casa (Christiano e Fel) e dois que ainda não tinham jogado por aqui antes (Lucas e Cris - esposa do Chris).

Lucas e os Crises chegaram juntos, numa baita coincidência. O Fel ligou avisando que iria atrasar um pouco. Resolvemos, pois, jogar uma parada rápida.

Não me lembro de quem foi a idéia, mas sei que acabamos pegando o JENGA. E foi uma ótima pedida. Com 4 jogadores, JENGA foi uma verdadeira festa. Começamos meio tímidos, como que revendo um velho amigo. Depois, pegamos intimidade e o jogo deslanchou, com uma crocodilagem atrás da outra e muitas gargalhadas, cada um jogando do seu jeito. A Cris, por exemplo, sempre achava uma peça meio solta e/ou usava o dedinho para empurrar as peças fora do conjuto; o Chris, por sua vez, partia para a brutalidade, e, quando ninguém via, puxava uma peça com uma mão, enquanto usava a outra para amparar o resto da estrutura.

Gravei os melhores momentos e o resultado foi o festival de risos e diversão que segue:




















Jogamos 3 partidas. Eu perdi a primeira; o Chris perdeu a segunda e a terceira.

Logo depois o Fel ligou para avisar que se atrasaria mais um pouco.

Puxamos um WASABI! Neste jogo, cada um dos participantes é um sushiman e todos usam o mesmo tabuleiro para formar as suas 10 receitas (que variam de 2 a 5 ingredientes), podendo usar um ingrediente já posto no tabuleiro por outro jogador. Se vc conseguir colocar as peças na ordem em que aparecem na receita, vc completa com estilo, o que lhe confere pontos de bônus (que aumentam de acordo com a complexidade da receita). O jogo termina quando alguém fizer as 10 receitas ou quando o tabuleiro ficar sem espaços vazios.

O Lucas saiu na frente, com uma jogada ousada: enquanto formávamos receitas de 2 e 3 ingredientes, ele partiu para formar logo uma de 5; ninguém reparou no que ele estava fazendo e completou a receita com estilo, o que lhe garantiu 3 pontos de bônus. Depois disso, ficou difícil de acompanhá-lo. O Chris ficou "bouzando" boa parte do jogo, enquanto a Cris usava a carta de "spice" para fazer cubreadas desnecessárias. O jogo terminou com vitória do Lucas com 28 pontos; o Chris ficou em segundo com 20; a Cris e eu ficamos empatados com 16 pontos.

Nesse meio tempo o Fel chegara trazendo jogos e, enquanto esperava, ficou no X-BOX 360.

Findo o WASABI!, o Fel abriu o JAMAICA. O jogo, basicamente, é uma corrida de piratas em torno da ilha. Ao longo da corrida, vc tenta pegar ouro, comida e pólvora e guarda tudo no seu navio que possui espaço limitado. Se pegar mais do que puder carregar, um compartimento deverá ser esvaziado, jogando o conteúdo no mar. Comida e ouro servem para pedágio. O ouro ainda serve como ponto de vitória. A pólvora serve para pancar os adversários (o que acontece a cada vez que dos navios param no mesmo espaço. O vencedor tem o direito de pilhar um compartimento do derrotado). Tanto a movimentação quanto a quantidade de bens que se pega em cada rodada é resolvida por uma combinação de rolamento de dados e do uso das cartas que cada um tem em mãos. É uma mecânica bem interessante, que não me lembro de ter visto em nenhum outro jogo. E ainda tem as cartas de tesouro, que apenas são pegas por quem para exatamente no espaço onde o tesouro se encontra. São cartas que tanto podem ajudar (dando pontos de vitória, aumentando o seu ataque, ou a capacidade de carga ou o número de cartas na mão, etc.) quanto atrapalhar (pontos negativos), depende da sorte (ou azar) de cada um.

Gostei muito de JAMAICA pela mecânica do jogo, pela beleza das cartas e pelo fato de sempre ter querido jogar um de piratas e nunca ter conseguido. Pretendo jogar outras vezes.

Começada nossa partida de JAMAICA, Fel e Chris passaram boa parte do tempo pegando pólvora, já com intenções inescrupulosas. Lucas começou disparando e pegando tudo quanto era tesouro, comigo na sua cola. Logo tomamos a dianteira, enquanto Crises e Fel ficaram para trás, com Mosca-Morta na lanterna boa parte da corrida. Fel e Crises, como ficaram bem próximos, lutaram boa parte do jogo. A Cris, belicosa, batalhou contra o Chris e o Fel boa parte do jogo, conseguindo fazer dois ataques na mesma rodada. Mas nem todos os resultados lhe foram favoráveis. Acho que ela só ganhou um terço das lutas. Algumas rodadas depois, consegui montar no porco e ultrapassar o Lucas, liderando a corrida. Vez por outra rolava uma batalha em o Lucas e o Chris, quando este se aproximava. Nas duas últimas rodadas, dei sorte e usei apenas cartas de corrida, o que aumentou a minha dianteira e me permitiu terminar em primeiro lugar (sem ter me envolvido em uma única luta), com uma boa diferença para o segundo colocado, que apenas começara a completar o último quarto do mapa. Venci a partida com 27 pontos (por ter terminado em primeiro e pelos bônus de tesouro que acumulei); o Lucas ficou em segundo com 15 pontos (graças ao ouro); Fel ficou em terceiro com 3 pontos; a Cris ficou em quarto com dois pontos; e o Chris ficou em último com 2 pontos negativos.

Depois disso, o grupo se dividiu. O Chris fez uma learning session de WARHAMMER: INVASION para a Cris, enquanto Fel, Lucas e eu jogamos uma partida de HALO 3 na Fornalha, no estilo de cada um por si. QUando o jogo foi encerrado, terminei em primeiro com 16 pontos.

4 comentários:

  1. Não sabia que replay de JENGA era tão divertido quanto jogar... Realmente foi o melhor jogo do dia! Quanto ao JAMAICA... credo... sou 'café com leite' em jogos com dados!! E todos puderam ver o porque...
    No mais, foi um ótimo dia de finados!!
    Beijos!
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Boa joga... o Jenga é sempre uma boa pedida... e o Jamaica é ótimo, vou acabar pegando um pra mim...

    Só o Wasabi eu ainda não joguei... =)

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. que chato... não consigo ver o replay do Jenga aqui do trabalho. Foi um bom dia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Confesso a vcs que me surpreendi jogando o jenga no dia de finados. Não por não conhecer o jogo, mas pelo fato de nunca ter me divertido tanto em uma partida como aconteceu na segunda.

    Cris - eu tb me surpreendi com o fato de como o replay pode ser engraçado. Ontem eu ria sozinho vendo os vídeos aqui em casa. Este passou a ser mais um jogo no qual ainda quero te derrotar (e a lista só aumenta...).

    Cacá - nos divertimos tanto com o Jenga, que pretendo levá-lo ao próximo evento de jogos. O Jamaica realmente é irada. E vc ainda pode cubrear os amigos. Mas acho ele meio salgado. Quanto ao Wasabi, posso levar no proximo evento ou marcarmos outra parada para vc conhecê-lo. Vale a pena. É rápido e divertido.

    Lucas - tenta ver os vídeos pelo youtube. O meu canal é leandrozombie.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir