domingo, 29 de agosto de 2010

Castelo das Peças - Edição de Agosto de 2010

Como de costume, rolou mais uma edição do Castelo das Peças neste sábado, o último do mês.

Sabadão de sol e muita joga rolando. A casa estava cheia como sempre, apesar desta vez não visto o pessoal do Warhammer 40k, que sempre marca presença.

Cheguei cedo com Groo e uma galera já estava lá, se preparando para uma partida de Yspahan. E Shamou já estava colocando ordem na casa.

Enquanto o set up do Yspahan era preparado (o que demorou um pouco, porque o Fel não leu as regras) e os jogadores (Groo, Euro Leandro, Fel e um outro que não conheço) tomavam assento, Victor me chamou para uma partida de Small World com o Nuno. Logo depois, Cacá e Warny chegaram e se juntaram a nós. Remontamos o tabuleiro, rolou uma rápida explicação das regras pra mim (a última vez na qual joguei foi noano passado) e nos preparamos para a joga.


Enquanto isso, o Gláucio montou uma mesa de Ad Astra e a galera do Yspahan ainda estava se preparando para começar.

Usamos as expansões do Small World, apesar de não saber quais nem quantas eram, a única da qual tenho certeza era a Tales & Legends, que adiciona eventos aleatórios a cada rodada. Pelo que entendi, são 4 baralhos diferentes e cada um deles causa uma mudança distinta no jogo, o que aumenta bastante a rejogabilidade. Gostei bastante da inovação. Lembrou-me do baralho de eventos do Kingsburg: To Forge a Realm.

O Warny levou a partida com mais de 80 pontos de vitória (ele conseguiu fazer um combo sacana com kobolds e love peace que lhe garantia 10 pontos por rodada!). Salvo engano, o Victor ficou em segundo, o Nuno em terceiro e o Cacá em quarto. Fiquei na lanterna distante com meros 66 pontos.

Depois fui estrear o Revolution, lançamento da Steve Jackson Games, levado pelo Chris Santos.


Confesso que estava com uma pulga atrás da orelha e não esperava nada do jogo. Mas ele é realmente muito bom. A SJG teve cuidado com a produção: o tabuleiro é bem trabalhado e resistente, os componentes são bem trabalhados (temos marcadores de madeira e tokens de força, chantagem e dinheiro) e divisórias que realmente funcionam, cubrindo por inteiro o quadro de ação de cada jogador.

Em Revolution, cada jogador possui um quadro de ações para influenciar diversas partes (temos mercado, city hall, catedral, mercado, etc.) de uma cidade (colocando seus marcadores lá) e cubrear os outros jogadores (trocando as peças deles pelas suas, por exemplo). As ações são escolhidas pelos jogadores em seus quadros de forma secreta, com cada um escolhendo que tipo de influência ira exercer (temos força, chantagem e ouro, onde a força ganha da chantagem, que ganha do ouro). O legal é que todas as ações do quadro são realizadas a cada turno (desde que pelo menos um jogador tenha-a escolhido), mas apenas um jogador realiza aquela ação na rodada. Ou seja, se dois jogadores escolheram a mesma ação, apenas um deles irá realizá-la (aquele que apostou com a influência mais forte), enquanto o outro fica na beiça. O jogo mistura blind bidding (porque cada um faz a sua aposta na escolha de uma ação, mas não vê as apostas dos outros) com controle de área. É surpreendentemente fácil e rápido. Além de ser sempre divertido poder sacanear os amigos.

Na nossa partida, jogamos Chris Santos, Cacá, Fel e eu. Acabei ganhando na última rodada com 185 pontos, enquanto Fel ficou logo atrás, com 180 (sem acreditar que perdeu por causa de míseros 5 pontos - hehehehe).

Pra fechar minha tarde, montei uma mesa de Heroscape com o Cacá.


Eu já vinha torrando o saco dele pra jogar comigo, mas nunca rolou. Desta vez conseguimos jogar, finalmente. Usamos os componentes do Master Set 3 - Dungeons & Dragons (o qual comprei às cegas) pra fazer o tabuleiro. Gostei paca da compra e do jogo. A batalha entre os exércitos é rápida, dinâmica e não tem queimação de mufa. O tabuleiro é modular e com diferentes níveis de elevação. As miniaturas são pré-pintadas e bem acabadas.

A partida foi bem-equilibrada, do começo ao fim. A cada rodada um levava a melhor. Acabei ganhando por pouco (pura sorte de novato), matando o último membro do exército do Cacá, restando apenas dois do meu. Pretendo comprar mais e jogar ainda mais.

2 comentários:

  1. Tá maluco Zombie.. o dia que eu ficar em quarto no SmallWorld desisto dele... hehehehehhe...

    Brincadeira, o Warny ficou em primeiro com 85 e eu em segundo com 80, o resto você acertou...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Foi malz, Cacá!

    Até comprei um caderninho, mas esqueci em casa.

    Prometo que da próxima não haverá erros :-)

    Abrax

    ResponderExcluir