domingo, 22 de agosto de 2010

Noviças em Fuga

Sábado teve noite de joga no Covil, de estréias e de clássicos da casa. Na lista de presença estavam Fel, Groo, Shamou, Beto, Lucas e Érica, além da minha digníssima esposa.

Abrimos a noite com a estréia do Nuns on the Run. Apesar de ter o jogo há algum tempo, ainda tivera oportunidade/quorum para jogá-lo.


Considero este jogo um Interpol às avessas. Em vez de um Mister X se escondendo e vários jogadores procurando, nós temos várias noviças (no máximo de 6) e duas madres procurando.

A mecânica do Nuns on the Run é realmente interessante e o jogo é uma farra. Com oito jogadores, torna-se uma festa. Seis jogadores desempenham os papéis das noviças que saem para desbravar o convento em plena noite à procura de diversos objetos. O objetivo destas é sair de sua cela, achar a chave, encontrar seus respectivo objeto e voltar para a cela. A noviça que fizer isso, ganha. Os outros dois jogadores usam as madres, que devem procurar e encontrar as noviças, passar-lhes um sermão e encaminhá-las de volta às celas. Se as madres encontrarem as noviças fujonas em número igual aos dos jogadores, estas ganham.

A movimentação é bem interessante. As noviças se movimentam por meio de anotações num bloco de papel, sem aparecer no tabuleiro, enquanto as madres passeiam pelo tabuleiro à procura daquelas, usando cartas de rotas pré-estabelecidas. O jogo tem várias sacações maneiras: ao final de cada movimentação, cada noviça rola um dado para ver se é ouvida e as madres rolam tb, em seus respectivos turnos, para ver se ouvem alguma coisa; sempre que uma noviça crusa a linha de visão de uma madre, ela volta a aparecer no tabuleiro, dando pistas de onde estão e de para onde vão; sempre que uma pista aparece, as madres podem sair de suas rotas e seguir as freiras.

Na nossa partida, Lucas e Érica foram as madres, enquanto o resto jogou de noviça.

Shamou e eu demos azar e fomos vistos logo na primeira rodada pela Érica e pelo Lucas. Shamou foi pego na segunda rodada e obrigado a voltar à sua cela, enquanto fiquei fugindo do Lucas por mais 2 rodadas, atraindo-o, sem querer, para onde a Cecy já estava escondida. Nesse meio tempo, o resto das noviças ficou correndo de um lado pro outro, fujindo de mim que estava com o Lucas logo atrás. Lucas e Érica já estavam com 4 pontos (mais 4 e ganhavam a partida) e estávamos na 11a. rodada (o jogo acaba da 15a, com vitória das madres), quando o Fel conseguiu dar a volta pelo outro lado do convento, e voltar à sua cela com seu objetivo cumprido.

A primeira partida demorou um pouco, porque ainda estávamos nos acostumando com as regras de movimentação, de barulho e de linha de visão. Mas nas últimas rodadas pegamos o jeito da coisa e foram bem mais rápidas.

É um jogo farra bem divertido (mais até do que achei que seria), mas não é ára se jogar com qualquer pessoa, pois dependen muito da honestidade dos jogadores que usam as noviças, bem como do fatos deles terem entendido perfeitamente as regras, para se acusarem caso tenham sido ouvidos ou avistados.

Depois passamos para um clássico do Covil, o Red Dragon Inn. Fizeram parte da mesa: Fel (ladino), Shamou (Ogro), Érica (ilusionista), Lucas (feiticeiro), Beto (guerreira), Groo (anão) e eu (bardo).


A partida começou bem, com níveis aceitáveis de cubreadas. Para minha surpresa, o Fel acabou sendo o alvo prioritário desta vez. Entretanto, destino é destino. Após ter participado de uma competição de bebida que me lascou 10 pontos de alcool e de outra que meu deu mais 5, tudo na mesma rodada, acabei virando alvo fácil e bateu o teto-preto antes da minha segunda rodada. Logo depois rolaram duas mega rodadas de apostas que eliminaram o Shamou e depois o Beto. A partida seguiu dura e equilibrada entre Groo, Érica e Lucas. Estes últimos acabaram se unindo contra o Groo, que estava um pouco melhor. Quando ele caiu, o Lucas conseguiu finalizar a Érica e ganhar a partida.

Enquanto rolava o Red Dragon Inn, Beto, Fel e eu jogamos o Zombie Dice. Os resultados das duas partidas foram pífios. Fel ganhou a primeira com penas 3 cérebros, enquanto Beto ganhou a segunda com 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário