sábado, 6 de março de 2010

CA$H'N GUN$ Finalmente!

Sábado chuvoso, situação favorável para uma ótima joga no COVIL DO ZOMBIE. Compareceram Moreto, Groo, Lucas e Beto (irmão do Lucas).

Começamos a noite com uma das novidades de 2010, o SWAT!, novo cardgame do Knizia publicado pela Gryphon Games. Os jogadores têm de pegar as cartas (com desenhos de insetos, algumas possuem pontos positivos e outras negativos) que vâo sendo desviradas, uma a uma, por um dealer. Para tanto, basta dar um tapa no tabuleiro de "SWAT!" que fica no centro da mesa, representando um tapão que vc dá nos insetos. Quando isto ocorre, o jogador pega este monte de cartas e coloca-o na sua frente, virado de cabeça para baixo. Quem der o tapa, passa a ser o novo dealer. O jogo continua até que todos os jogadores tenham 3 montes de cartas ou o deck de cartas acabe. Este procedimento é feito por mais duas rodadas e, no final da terceira, todas as cartas são contabilizadas. Aquele que tiver a maior pontuação ganha. A mecânica de ter um dealer dando as cartas (em vez de turnos e rodadas estritamente ordenados) não é nenhuma inovação; o FALLING já a utilizava. Mas no SWAT! ela funciona bem melhor. A ilustração das cartas não nada de mais, porém também não faz feio. E a grande sacação é que as suas cartas ficam viradas de cabeça para baixo e vc tem que tentar se lembrar do que já pegou para fazer a melhor combinação que lhe dê a maior pontuação.

Na partida em que jogamos, o Lucas ganhou com 80 pontos. O beto ficou em segundo com 72. Fiquei em terceiro com 60. Groo em quarto com 56 e Moreto na lanterna com 47 pontos.

Depois partimos para o MONSTER MAYHEM (afinal, noite de joga na casa do ZOMBIE tem de ter tabuleiro de monstro).



Desta vez eu joguei com o Lobisomen; Moreto ficou com a Múmia; Beto com o Vampiro; Groo com o fantasma e Lucas com o Zumbi. O jogo foi bem competitivo e, inclusive, houve uma partida em que todos estavam com a pontuação bem próxima, com diferença de apenas um ponto. Conseguimos pegar um bom número de vítimas, apesar de duas terem escapado para o safe heaven. Aí meu jogo começou a degringolar. Primeiro foi o Moreto que me jogou uma carta sacana que fez meu monstro correr para longe das presas. Depois foi a vez do Lucas fazer a mesma coisa comigo, logo em seguida. Ou seja, das 5 rodadas, passei duas correndo que nem a porra num poodle neurótico. E, ainda, os outros jogadores pegaram as minhas presas, o que me obrigou a gastar pontos para adquirir novas, que foram pegas por eles de novo! Mas o ponto alto da noite foi a "sorte" do Groo. Nunca vi ninguém tirar uma seqüência tão grande de "1" e "2" num d6 para contrabalancear os irmãos Lucas e Beto que tiraram uma penca de "5" e "6". Nas últimas rodadas Moreto conseguiu pegar duas de suas próprias presas e pontuou bem. O jogo terminou com Beto e Moreto com 11 pontos cada. Usamos como critério de desempate o número de vítimas. O Beto conseguiu pegar 4 e Moreto 3 (resultado apertado). Lucas ficou em terceiro com 9, Groo em quarto com 6 e eu em último com míseros 4 pontos.

Para fechar a noite, escolhemos o tão aguardado CA$H'N GUN$ do Groo. Valeu a pena esperar. O jogo é tudo que eu esperava e mais. É uma tremenda farra. É um verdadeiro Resevoir Dogs de tabuleiro.



Somos gangsteres que têm de "dividir" o dinheiro obtido no final de um roubo. A partida é composta de oito rodadas. Em cada uma delas a grana é disputada. A cada rodada ocorrem as seguintes fases: a) escolha da carta a ser usada (cada um possui 8 cartas: uma bang!bang!bang! - onde vc larga o dedo - , duas bang! - tiro simples - e cinco click!click!click! - sua arma esta sem balas, ou seja, blefe); b) apontar a arma para outro jogador; c) escolha de quem foge e de quem fica. Quem foge ganha uma marcador de covardia. Quem fica e toma tiro também fica fora da divisão da grana da rodada. Aquele que perder 3 pontos de vida, morre e está fora do jogo. É realmente hilário.

Na primeira partida, Lucas e eu morremos na terceira rodada, sendo eliminados. O Moreto ganhou com U$ 140.000. Groo ficou em segundo com U$ 135.000 e Beto em terceiro com U$ 125.000.



Na partida seguinte incorporamos a figura do infiltrado, ou seja, de um policial. A missão do policial (e única condição de vítória) é conseguir chamar reforço na última rodada. Como fazer isso? Na sexta rodada, o policial não pode nem fugir nem tomar tiro. A carta de telefone (que começa com a face mostrando um telefone no gancho virada para cima) será passada de baixo da mesa de mão em mão. Aquele que for o policial escolhe se quer fazer a ligação. Caso queira, desvira a carta, mostrando uma pessoa fazendo uma ligação. A carta completa o tour dela, voltado para o primeiro jogador, que a devolve para a mesa. Se o policial efetivamente chamar o reforço (o que não é obrigatório) o jogo muda de figura: o policial passa a se preocupar em ficar vivo até o final do jogo (pq se ele morrer o reforço chega mas não tem testemunha, com vitória para os gangsteres) e os bandidos passam a querer a caveira do dedo-duro, sem saber quem é. Fica muito mais interessante.

Nesta segunda joga eu consegui morrer de novo na terceira rodada. A vitória foi de novo do Moreto, que jogo de policial infiltrado, conseguiu fazer a ligação na sexta rodada e ficou vivo até o final da oitava, vendo geral ser preso pelos reforços que chegaram.

Fui com muita cede ao pote e paguei pra ver em todas as partidas, o que somente fez com que eu morresse em ambas partidas e tivesse a experiência do jogo pela metade. Encherei o saco do Groo para que traga o CA$H'N GUN$ de novo na próxima reunião.

5 comentários:

  1. Mas um jogo pro meu carrinho de compras, CA$H'N GUN$ é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Absurdamente foda o Cash´n guns! Até passei numas lojas pra ver se arrumava com um desconto bacana. Infelizmente tá meio caro para minha atual condição de desempregado =P
    Monsters Mayhem Foi divertido! Exatamente como um jogo de tabuleiro deve ser, dinâmico e com muitas jogadas de dados, na minha humide opinião de estrategista podre mas que compenso com uma dose de sorte filhadaputa. Fazer o que? Alguns nascem com cérebros, outros com Murphy do lado =P

    Abraços, cara! até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o CA$H'N GUN$ foi uma unanimidade na joga de ontem. É muita farra e muita sacanagem, não tem como não gostar.

    Lucas, ficou contente que vc tenha gostado do jogo tanto quanto Beto e eu. Assim, quando vc comprá-lo, poderemos jogar com vc. XD

    Beto, o MONSTER MAYHEM é aquilo que vc viu mesmo, meu querido. Não tem muita estratégia não, é sorte nos dados e vamo que vamo. Vc e teu irmão estavam especialmente cagados ontem, porra! Obrigado pelo primeiro comentário e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  4. Galera... ñ é querendo ser chato, realmente o cash and é tudo isso mesmo que vcs disseram...... mas apenas nas primeiras partidas...... o jogo enjoa muito rápido. Eu aconselho a jogar mais algumas partidas antes de compra-lo.

    Abs

    JJ

    ResponderExcluir
  5. JJ,

    acho que vc pode ter uma certa razão.

    O pessoal tava numa fissura tremenda pra jogar o CASH.

    Mas, antes de comprar, acho que a questão da rejogabilidade tem de ser sopesada. Se bem as cartas de poderes e a presença de um infiltrado (ou não) são pontos positivos neste quesito.

    Como sempre, antes de comprar um jogo, penso com o bolso, não com a emoção (mas esta é um fator decisivo na inclusão dos jogos na minha wish list).

    Obrigado pelo conselho, JJ.

    Volte sempre!!

    ResponderExcluir