segunda-feira, 10 de maio de 2010

Claustrophobia no COVIL (ou senta pra apanhar - parte 2)

O Fel deu uma passadinha rápida aqui no COVIL DO ZOMBIE hoje de noite. Veio trazendo o CLAUSTROPHOBIA para conhecermos e jogarmos. Como se trata de um jogo para dois jogadores, onde um encarna o papel dos monstros e o outro fica na pele dos heróis explorando um tabuleiro modular, este jogo tem sido muito comparado com o SPACE HULK. Como não conheço muito bem este segundo (joguei apenas uma vez), não tecerei maiores comentários sobre o assunto.

A Asmodée mandou muito bem com esse big box. O CLAUSTROPHOBIA é um jogaço. Tomaram cuidado em todos os detalhes. As cartas são bem desenhadas, os tiles que compõem o tabuleiro modular são resistentes e bem ilustrados e, inclusive, as miniaturas são pintadas. E bem pintadas.



O manual de regra possui seis cenários diferentes, além dos cenários oficiais contidos no blog do jogo: http://www.claustrophobia-theboardgame.com/en/. Tudo isso garante um alto fator de rejogabilidade, o que me é decisivo na hora de comprar um jogo.

No jogo, basicamente, os heróis possuem uma missão (que varia de cenário para cenário) e os monstros estão ali para azucrinar com eles (ou seja, matá-los).

Abaixo segue o review do Tom Vassel, da DICE TOWER, para quem quiser conhecer melhor a mecânica do jogo:



Apesar de, desta vez, eu descordar um pouco. Uma das grandes críticas feitas por Vassel é a de que o jogo seria leve demais. Bom, isso funciona bem pra mim. Não gosto de ficar horas queimando a mufa no mesmo jogo. Outra crítica pesada diz respeito ao fator sorte, porque o jogo é um dicefest. Bom, isso tb funciona muito bem pra mim. Realmente gostei muito.

Na nossa partida, joguei com os monstros, enquanto o Fel pegou os heróis. Jogamos o cenário básico, onde os heróis tinham que passar por 10 tiles diferentes para sair do labirinto. Condição de vitória dos heróis: chegar com dois na saída. COndição de vitória dos monstros: TRUCIDAR GERAL!!!

Quando o Fel começou a partida com sua célebre frase "Senta prá apanhar!", percebi que a partida prometia. Não deu outra. Contando com uma sorte absurda nos dados (afinal, não foi a toa que Viktor Zavandor me deu a alcunha de Leandro Sorte - heheheh), comecei pancando feio um dos heróis do Fel. Consegui conjurar um demônio logo na segunda rodada e continuei pancando. Claro que o Fel matou muito de meus monstrinhos, mas eles são descartáveis; os heróis, não. O Fel conseguiu abrir o 7° tile, mas não conseguiu passar do 6°, onde tive o prazer de matar o último de seus heróis. A partida não durou nem uma hora.

Um jogaço. Mais uma vez o Fel mostrou sua acurácia no quesito escolha de jogo certa para a pessoa certa.

Já estou no blog oficial catando mais cenários para os próximos "Senta prá apanhar".

3 comentários:

  1. Boa resenha, afinal "ameri-reviews" a gente procura com quem gosta da coisa... hehehehhehe...

    Vou querer jogar esse com certeza... Abraços...

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  2. VAleu pelo elogio, Cacá.

    Depois faço uma melhor. Essa eu escrevi na empolgação de ontem.

    Se quiser, posso levar o jogo para o próximo evento. Inclusive, já baixei um cenário original para 3 jogadores.

    Abrax

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  3. O Claustrophobia realmente é dice fest e bem leve, talvez por isso entre no seleto Hall dos "gostosos de jogar".

    E bonito para cacete, logo , garantia de ver mesa!

    Abraço,

    Fel

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