Tive a oportunidade de jogar na tarde de hoje o Battles of Westeros da FFG, apontado por alguns (pelo menos durante um tempo) como o sucessor do Battlelore. Fel esteve aqui em casa e trouxe a cópia dele para jogarmos.
Realmente, grande parte dos componentes (tabuleiro, tokens, hexágonos de terreno e algumas minis) foram descaradamente chupados do Battlelore. A mecânica (de Command and Color) é muito similar, assim como os detalhes das lutas. O uso das cartas de comando tem uma diferença sutil (mas extremamente importante: basicamente, no Battlelore a movimentação ocorre por áreas; no Battles of Westeros, em grande parte, ela depende da presença de comandante - figura inexistente no Battlelore básico).
Apesar das semelhanças, a FFG acabou apresentando um jogo diferente (não exatamente NOVO, mas apenas diferentes). Não creio que o título posto na caixa pela própria FFG de "a Battlelore Game" seja justificado. Sequer temos o uso de magia ou a presença de outras raças ou criaturas.
Quanto à partida com o Fel, ela foi bem intensa. Basicamente, eu tinha 5 rodadas para tomar (e manter) duas áreas, enquanto o Fel tinha que ficar na retranca e impedir que isso ocorresse. As áreas em questão ficavam depois de um rio, com apenas 4 pontos de travessia, devidamente protegidas por 3 unidades de arqueiros. Não havia tempo a perder. Era cair dentro e seja o que Deus quiser.
Infelizmente, ele não quis.
Até que comecei bem no começo e tomei uma das áreas logo no começo da terceira rodada. No começo da quinta, consegui tomar a segunda. Mas na última rodada o caldo desandou. Tive uma baita maré de azar, perdi o controle de uma das áreas e não pude fazer mais nada. Sem desmerecer a competência do Fel.
Confesso que gostei bastante do jogo. Caso eu já não tivesse minha cópia do Battlelore (cujas expansões já estão a caminho), o Battles of Westeros seria um excelente substituto, o que me deixaria na dúvida sobre qual comprar. Pelas semelhanças, não acho que valha a pena ter uma cópia de cada. Escolha um e vai fundo!
Jogamos algumas paradas erradas.
ResponderExcluirA mais crítica (que eu vi até agora) é que infantaria não acerta cavalaria com o coringa.
Ainda bem q vc leu o manual de regras antes de jogarmos, Fel?
ResponderExcluirO q mais nós jogamos errado.
Esse lance da infantaria me prejudicou bastante. A partida tá anulada. :-)
Joguei algumas partidas de Battlelore e o que mais tinha me incomodado nele foram as alas, que em dados momentos ficam inacessiveis e podem por uma partida a perder, no BoW isso acaba, mas se um jogador desavisado não prestar atenção, pode acabar deixando algumas peças sem movimentar quase que a partida toda (aconteceu comigo), a unica coisa que deixa a desejar mesmo é a falta de uma pegada de magia, mas como nos livros não tem, se desculpa.
ResponderExcluir