sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CARCASSONNE, finalmente!

Desde que comecei a minha empreitada pela seara lúdica, um gap permanecia: o fato de nunca ter jogado o CARCASSONNE de tabuleiro. Já tive o do XBOX 360, que joguei batante, e tenho o do DS, o qual jogo direto. Mas nunca jogara o tabuleiro, o de tiles.

Na noite desta terça, véspera do feriado, graças ao amigo Moreto, este espaço foi preenchido. o CARCASSONNE foi um dos jogos que ele trouxe da Alemanha, onde aproveitou o embalo e trouxe uma penca de expansões, das quais apenas uma foi usada (cujo nome não me recordo).

Também compareceram ao COVIL o Lucas, a Érica (namorada do Lucas) e o Beto (irmão do Lucas). Com um grupo de seis, dá pra brincar bonito.

Abrimos a noite com o CARCASSONNE do Moreto. A minha maior dificuldade foi a visualização dos campos na hora de colocar meus cubras. Quando é no videgame, a área delimitada brilha e vc consegue ver completamente a área em questão e já sabe se vale a pena ou não. No tabuleiro, é claro, isso não ocorre. Pela falta de visão optei por um jogo conservador, criando cidades e construindo estradas (não aparecei uma porra dum monastério pra mim). Quem joga CARCASSONNE sabe que a visão de campo pode decidir uma partida. E, de fato, foi o que ocorreu. No final rolou um campo que valia mais de 40 pontos, onde apenas o Moreto (que efetivamente viu) e a Érica (que intuiu) pontuaram. Moreto terminou em 1° com 101 pontos; Érica em 2° com 83; Beto em 3º com 69; Lucas em 4º com 64; eu em 5º com 47; e Cecy na lanterna com 40 pontos.

Depois o pessoal pediu pelo RED DRAGON INN, que já é uma tradição do COVIL. Apenas o Beto não conhecia as regras, o resto da galera já era escolada. A partida decorreu como sempre: muita aposta (grande quantia de dinheiro mudava de mão a toda hora), muita bebida e muita cubreada, especialmente a clássica disputa entre Lucas e eu (dane o jogo e os outros, oq ue importa é fazer o outro cair primeiro). Cecy ficou com a Ilusionista, eu com o Ladino, Beto com o Anão, Érica com o Meio-Ogro, Lucas com o Mago e Moreto com o Bardo (o que já está virando um hábito). Cometi o erro de cutucar o Moreto, que tava quieto com o Bardo dele sacaneando os outros e passei a ser atacado por dois ao mesmo tempo. Joga atípica da Ilusionista (Cecy), pois não saiu uma única carta de aposta, o que fez com que ela ficasse sem grana rapidamente. A Cecy e o Lucas saíram do jogo juntos, numa aposta alta na qual rolou "I Raise" três vezes e foi ganha pelo Beto. depois foi a vez da Érica ser retirada da Estalagem do Dragão Vermelho quando bateu o teto-preto, seguida de perto por mim, pelo mesmo motivo. A final foi entre o Bardo e o Anão, com vitória do Anão quando o teto-preto pegou o Moreto.

Finalizando a noite, apresentei o MALL OF HORROR pro pessoal. Fazia um bom tempo que não jogava nada de zumbi e a mão já tava coçando. Para os que não conhecem ainda, o jogo é bem simples. Todos os jogadores controlam 3 personagens (num jogo de 3 jogadores o número de personagens aumenta para 4) que estão presos em um shopping durante um levante de zumbis, que chegam de 4 em 4 a cada rodada. Para evitar ser devorado, os jogadores tem de movimentar um de seus personagens entre as seis partes de um shopping (a escolha da movimentação é secreta). Cada parte comporta apenas um determinado número de personagens; o excedente vai para o estacionamento. Enquanto houver mais humanos do que zumbis em uma parte do shopping, os humanos evitam a entrada; quando o número equipara, os zumbis entram e devoram um humano (que é escolhido por votação secreta). A exceção é o estacionamento, onde cada zumbi come um humana. O jogo acaba quando os jogadores colocarem todos os sobreviventes dentro do mesmo local, que não o estacionamento. Basicamente é isto. Rola muita troca de favores jogo e extra-jogo para não ser devorado.

Primeira vez da galera, a partida foi tensa. A cada rodada algum jogador perdia um cubra, pelo menos. O posto de chefe de segurança ficou alternando entre Lucas, Moreto e Érica. Comecei fazendo umas jogadas arrojadas para pegar os itens do caminhão (o que me custou um de meus personagens), mas o Moreto foi o grande saqueador da parada, até acabar com os recursos.

Eu fui o primeiro a rodar e logo me juntei à horda de zumbis. Depois foi a vez da Érica e do Lucas, que perderam o resto dos sobreviventes na mesma rodada. Vitória do Moreto com 10 pontos de vitória. O outro sobrevivente foi o Beto, com 5 pontos de vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário