domingo, 5 de dezembro de 2010

"This is Sparta!"

Após o almoço de domingo na casa do pai, consegui resolver uma pendências e ganhei um tempinho livre. Liguei pro Fel e, em 10 minutos, já estava na casa dele jogando 300: The Boardgame.


Isso mesmo, trata-se do jogo de tabuleiro baseado no filme 300 (que por sua vez é baseado na HQ 300 de Esparta, baseada esta na luta dos espartanos contra o exército invasor de Xerxes).

300: The Boardgame conseguiu retratar bem o frenesi da luta dos espartanos contra o mpério invasor de Xerxes. Os espartanos têm sete rodadas para acumular 100 pontos de vitória. Findo o prazo, Xerxes ganha. Os espartanos ganham pontos de vitória matando os exércitos adversários e tomando controle do campo de batalha. Se recuarem, perdem valiosos pontos.

Por sua vez, os exércitos de Xerxes não podem recuar, e têm de marchar sempre em direção à resistência espartana. A porrada estanca.

As batalhas são simultâneas e de resolução rápida, tudo com rolamento de dados. O número de dados rolados varia de acordo com a sua força de combate. Cartas pokemon influenciam (e como) no resultado das lutas.

O desenho do tabuleiro, os componentes e as cartas (com fotos e citações do filme), ajudam na inserção do clima.


Na nossa partida, joguei com os espartanos. Com uma sorte absurda nos dados e várias cartas boas na mão, consegui empurrar o exército do Fel quase todo de volta para o acampamento de Xerxes, dizimando todos que estavam no meu caminho. Tive diversas baixas, mas consegui fazer os 100 pontos de vitória no meio da quarta rodada, para assombro do Fel.

2 comentários:

  1. Gostei do jogo, acaba muito rápido, é temático e com certeza, será mais equilibrado com a experiência (e rolagens menos absurdas) pra saber que cartas usar e afins.

    PS: Vi na FAQ que aquela sua jogada final não era possível e tematicamente faz sentido o capitão não poderia descarregar a ira do capitão contra os arqueiros. De qualquer forma, o massacre era certo :p

    Abrax,

    Fel

    ResponderExcluir
  2. O jogo é rápido e frenético.

    Os espartanos levam uma leve vantagem por causa do tempo que corre contra eles.

    Com relação à carta do capitão, eu tb estava na dúvida quando usei. Mas, de qq forma, eu sacrificaria o garoto no próximo ataque e o resultado seria o mesmo.

    Quero jogar de novo, usando o exército de Xerxes da próxima.

    ResponderExcluir