quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A Última Joga do Ano

A mesa diretora foi completada por Moreto, Groo e Fel (este chegando mais tarde). A chuvarada que despencou ontem desanimou o resto dos que responderam à convocação. Mas sem problemas. Sempre haverá mais jogas.

Enquanto o Fel não chegava, Moreto abriu o BOHNANZA - FAN EDITION para conhecermos (mais um dos cardgames bacanas da AMIGO que ele trouxe da Alemanha). Sempre ouvi falar do jogo, mas nunca tivera a oportunidade de conhecê-lo. Na minha humilde opinião, a fama procede. Basicamente, os jogadores têm que plantar, trocar, colher e vender seus feijões por peças de ouro. São onze tipos de feijões (se não me falta a memória) e quanto mais raro, mais valioso. O jogo possui duas sacanagens: vc possui apenas dois campos de plantio (depois vc pode comprar um terceiro por três peças de ouro) e, em determinados momentos, vc é obrigado a plantar o que tiver na mão (cuja ordem da cartas não pode ser alterada) ou o que vc comprar no escuro. Para minimizar os danos, vc pode fazer trocas e doações para os outros jogadores a fim de evitar perder uma boa colheita. Mas ninguém é obrigado a aceitar o que vc quer passar adiante. Essa mecânica é muito boa, criando um alto nível de interação e negociação entre os jogadores, o que me atrai muito em jogos. O Groo ganhou com 20 peças de ouro, seguido por mim com 19. Moreto ficou logo atrás com 16 peças.

Com a chegada do Fel começamos uma partida de CAFÉ INTERNATIONAL - CARDGAME. Neste jogo, hà mesas de diversos países e vc tem colocar os convidados (tb de diversos países) sentados em suas mesas. Em cada mesa cabem duas pessoas (dois homens e duas mulheres). Quando a mesa é completada, os convidados saem e a mesa é substituída. Como as mesas são próximas, alguns convidados acabam divindo as mesas com pessoas de outras nacionalidades, o que faz com que vc pontue menos. Outra coisa: vc tem que equilibrar a proporção de homens e de mulheres na mesma mesa (não pode colocar, por exemplo, dois homens sentados numa mesma mesa sem que haja uma mulher sentada nela). O jogo é meio truncado e não é tão rápido quanto um cardgame deveria ser. A cada vez que alguém coloca um convidado em uma das mesas, todos têm de parar para verificar se aquela ação é válida, o que detona a velocidade. Em alguns momentos, o jogo ficava realmente parado, pois havia a necessidade de se ter uma nacionalidade específica e um sexo específico para o prosseguimento. Isso ocorreu duas vezes conosco. Aí vc é obrigado a comprar uma carta (apenas uma!!) e passar a vez (mesmo que a carta que vc tirou sirva). Groo ganhou com 111 pontos, Fel em segundo com 101, Moreto em terceiro com 96 e fiquei na lanterna com 85, como todo bom anfitrião. Jogaria de novo para explorar as possibilidades estratégicas (que não são muitas), mas não chegou a me agradar particularmente, ao contrário do BOHNANZA.

Foi a vez do Groo puxar os jogos dele.

O escolhido foi o FELIX: THE CAT IN THE SACK. Todos os jogadores recebem cartas de gatos, cuja pontuação varia de -8 à 15, além de dois cachorros que espantam os gatos. O jogo dura nove rodadas e a cada uma os jogadores escolhem uma carta, a colocam de cabeça para baixo e começam a disputar por elas, apostando suas fichas (ratos) num leilão. Aquele que der o maior lance, pega todas as cartas. A parte engraçada do jogo é que as cartas, como já disse, ficam de cabeça para baixo e apenas a primeira e virada, para vc ter uma vaga idéia do que estará na disputa. A cada jogador que sair do leilão, uma nova carta é desvirada e, como prêmio do consolação, levas uma certa quantidade de fichas, que também valem pontos de vitória no final do jogo. Desta vez foi a hora do Fel levar o jogo. Ganhou com 98 pontos. Eu fiquei em segundo com 44, Moreto em terceiro com 27 e Groo em quarto com 17.

Para finalizar, pegamos o CLANS do Groo, o único tabuleiro da noite. O tabuleiro é dividido em áreas, preenchidas com cabanas de cinco cores diferentes (cada jogador recebe uma cor, mas não sabe a dos outros). o objetivo é mover as cabanas de uma área para outra, sendo que uma cabana nunca pode ser movida para uma área vazia. Quando uma cabana (ou grupo de cabanas) ficar isolada (ou seja, cercada por áreas vazias), é formada uma vila. Quem forma a vila ganha um token que vale um ponto de vitória no final do jogo. As cores das cabanas que vizerem parte das vilas pontuam. O jogo não me pareceu tão simples quanto parece. Passei as trÊs primeiras rodadas tão ocupado em esconder minha cor que fiz jogadas completamente aleatórias. Quando comecei a pegar o jeito, já era tarde. Apesar de saber o que estava fazendo, passei a maior parte do jogo na frente dos outros (por pura sorte), chegando a tomar uma distância de três pontos. Foi nessa hora que geral resolveu ferrar com o azul (a minha cor) e, na última rodada, acabei sendo catapultado para trás. Esquecemos de marcar a pontuação exata, mas o Groo ficou em primeiro, o Moreto ficou em segundo e o Fel em terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário